Olá,
diverti-me imenso a ler algumas das situações relatadas no tópico As Birras da manhã e lembrei-me, embora por outras razões, das manhãs stressantes k tive quando o meu piratinha tinha entre 2 e 3 anos. A questão da roupa não foi o pior...aí alguns dos pais têm razão no k escrevem: os adultos ditam as regras. Eu tentei não ditar muitas regras porque calculava que a partir de certa altura iam ser contestadas, criei rotinas, k são muito importantes.
Eu levantava - me e enquanto o Carlinhos bebia o biberon eu tomava o pequeno almoço (agora com quase 4 anos ele fica sentado na mesa da sala a comer a taça de Cerelac enquanto eu tomo banho e arrumo o quarto e depois como quando acabo de tomar banho e e ele já fica ali a conversar comigo

).
A seguir ele continuava a ver desenhos animados enquanto eu tomava banho e depois de eu estar arranjada era a altura de lhe lavar o rabinho, a cara, as mãos, os dentes (a partir de um ano) e de o vestir.
Ainda hoje é assim e ele sabe que este ritual é igual todos os dias

. Agora já lavamos os dentes os dois ao mesmo tempo pois, de manhã, deixo - o lavar os dentes sozinho

e à noite sou eu que lhos lavo e uso a escovinha interdentária.
O meu drama das manhãs foi diferente: até aos dois anos ele ficava sentado na cadeira de comer (uma da bébé confort, reclinável, com cinto e altura ajustável - foi preciosa). A partir dos dois anos é que foi pior

pois ele aprendeu a sair da cadeira e ainda não ligava muito aos desenhos animados

. Nem queiram saber, sozinha com ele e a precisar de me despachar era uma festa! Quando saía do banho tinha tudo fora das gavetas e dos armários, a casa ficava num caos e à noite tinha de arrumar tudo. Para não falar das imensas vezes em que tropeçava em sapatos, escovas, tachos, roupa, brinquedos, nem o secador escapava!
Felizmente essa fase já passou

e ele agora sabe que tem de deixar o quarto arrumado. Também é ele que desliga a televisão e apaga as luzes que estiverem acesas. Mas, penso eu, é preciso que os adultos vão introduzido rotinas, hábitos que se repetem todos os dias...é muito mais fácil. E há coisas que nem são negociáveis nem eles têm poder de decisão.