Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
09 de Setembro de 2010, 07:07

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa:     Pesquisa avançada
493 Mensagens em 139 Tópicos por 275 Membros
Membro Mais Recente: Sterharyday
* Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
+  Forum Pais
|-+  Espaço Debate - As dúvidas e as questões, de educador para educador
| |-+  Desporto
| | |-+  Desporto para crianças
« anterior seguinte »
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Desporto para crianças  (Lida 3425 vezes)
Daidi
Novato
*

Ver Perfil
« em: 09 de Maio de 2008, 10:47 »

Não fosse eu uma mulher do desporto, sou a primeira a colocar um topico acerca do assunto.
Hoje em dia acho muito importante as crianças desde bem cedo comecarem a ter actividade fisica, esta geração a que eu chamo geração playstation, ja nao brinca como eu brincava e ja nao faz desporto como eu fazia e como todos os meus amigos faziam, lembro-me q todos tinhamos uma actividade...eu entao passei por varias..ginastica, patinagem,futebol acabei entao como ainda hj no andebol
A minha filha tem um ano e eu desde q ela nasceu q tenho vontade de a por na nataçao para bebes, mas infelizmente nao tenho horario para ir com ela e vaga tb nao..mas nao deixo de pensar e de saber q é importante..Na minha opiniao ajuda-os a serem activos, a terem regras, a socializar a saber ganhar e perder, a lutar entre outras vantagens...tb terá desvantagens mas enquanto se é criança muito muito poucas..Estou mortinah que a minha Maria Ines comece a andar e a correr para lhe poder ensinar tudo enquanto nao tem idade para entrar em nenhuma actividade e depois experimentar as que kiser e decidir pla q gostar mais...nao sabemos o dia de amanha mas uma coisa tenho a certeza vou insistir no desporto.
E assim deixo a minha opiniao..esperando outras semelhantes ou até mesmo diferentes..
Registado
tukas
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #1 em: 09 de Maio de 2008, 14:51 »

Eu concordo plenamente contigo quando dizes que neste momento existe a geração playstation é isso mesmo os miudos passam horas a jogar numa consola ou ao computador no messenger.
Acho que é importante eles se mexerem e fazerem alguma coisa bem sei que hoje em dia é mais complicado virem para a rua brincar sozinhos as ruas estão complicadas existem muitos perigos.
Mas sempre que se possa aconselho vivamente a dar uma volta na praia com eles , andar de bicicleta qualquer coisa, mas muitos dos pais ás vezes vão passear para centros comerciais.

O meu filho desde os 6 meses até aos 4 frequentou aulas de natação, depois desisti apenas porque ele apanhou medo, mas trataei logo de lhe arranjar outra coisa e foi para a equitação.
Mas estou a pensar seriamente em voltar a pô lo na natação, pois é um desporto completo e além disso é importante saber se nadar.

Registado
Miminhos
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #2 em: 09 de Maio de 2008, 15:03 »

Concordo plenamente!
O desporto é essencial para qualquer criança, embora eu conheça umas quantas amigas da minha filha que nem de correr gostam...
Quando não é em excesso só faz é bem, a minha filhota tem natação e ballett (e já fez babygym quando tinha 3 anos).
Ao fim-de-semana é patins e bicicleta, tudo o que seja de mexer é com ela, e nós quando eramos pequenos também não parávamos.
Tanto eu como o meu marido fizemos desporto regularmente até ela nascer, depois é que não houve tempo, mas o "bichinho" do desporto fica e passou para a filhota...
Playstation é coisa que não há cá em casa, é mais desenhos, recortes e colagens...
Registado

trigemeos
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #3 em: 10 de Maio de 2008, 15:33 »

Eu tambem sou a favor do desporto.Quando tinham 3 aninhos inscrevi-os na nataçao.Ja la andam desde Fevereiro de 2007,e adoram.So tenho pena de nao puder pô-los 2x por semana,mas com 3 as despesas sao mts.Beijinhos Beijo
Registado
Mãe Galinha
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #4 em: 12 de Maio de 2008, 01:08 »

Eu sou completamente a favor do desporto..Desde que não seja demais...Os miudos também precisam de tempo para brincar....
Todos os meus filhos estão em diferntes tipos de desporto ( do Rugby ao Ballet)por isso é que eu digo que sou o chófer deles... Grin Grin Grin Grin

Mas desporto sempre , e uma passeata( Volta ao quarteirão) de "Bicla" ao fim de semana só faz bem...
A Leonor tirou as rodinhas da bicicleta há um Mês +/- e é uma rapariga independente e muito feliz.... Contente Contente Contente Contente
Registado
Malu
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #5 em: 13 de Maio de 2008, 00:57 »

Pois, pois...
Cá em casa, nós pais também praticámos sempre desporto até nascer a filhota há 18 anos...
Gostamos de desporto, e incentivamos os dois filhos á prática de um á escolha, mas isso resulta até uma certa idade, depois é decisão deles, tem a ver com opções indiviuais, e não me estou a referir á escolha do desporto, mas sim ao facto da prática ou não do mesmo...
A minha filha mais velha desde os 3 anos praticou natação, deixou há 2 anos, estava farta de ser sempre a mesma coisa! Porque os anos que lá andou foi sempre "empurrada" por nós! Hoje em dia, faz (um bocadinho pressionada): bicicleta estática cá em casa, Step... cá em casa e um pouco de Pilates...em casa também!... (ás vezes)!!! E porque nós dispomos dos aparelhos para tal, e estamos sempre a dizer-lhe que é importante...
O pequenote de 6 anitos, ainda está na idade de o podermos "empurrar", então no infantário faz Karaté (que não gosta muito) e ginástica (que adora), e fora do infantário faz Futebol (que é a loucura dele...)!!!!!
Daqui a uns anitos, não sei...
Logo se vê!
Registado
mãetia
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #6 em: 24 de Junho de 2008, 13:31 »

Pois eu também sou a favor do "dinâmico"... não importa o quê, importa é que depois de estar aqui sentada oito horas quase seguidas à frente deste bicho Sorridente tenho que mexer os músculos e as rótulas senão qualquer dia só ando ao colo.... e acho que não vai haver ninguem que me consiga pegar Contente Contente depois do trabalho lá vou eu mais a minha cobaia grande e a cobaia pequena, e às vezes mais um por acréscimo Contente  dar umas voltas ao parque.. seja a andar ou a correr.... mas tem de ser... quando não é depois é antes pela manhã.... então agora que acabou a escola, e o pouco desporto que faziam, agora não fazem... o que importa é mexer... dar uns passeios... sei lá... qualquer coisa... eu que nunca gostei de estática na escola Wink na vida do dia a dia gosto ainda menos... comigo é tudo a mexer Contente muitos beijinhos a todos
Registado
paiiii
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #7 em: 16 de Setembro de 2008, 14:47 »

Mais importante do que empurrar os filhos para o desporto, é motivá-los para o fazerem... ajudarem-nos a procurar o desporto que gostam. Sempre fiz muito desporto durante toda a minha adolescência - fosse como actividade extra-curricular na escola, como desporto de fim-de-semana. Sempre adorei... e sempre tive amigos que praticavam muito e outros que não faziam nada... estes diziam que não gostavam, que não tinham jeito, etc... o engraçado é que com o passar do tempo, muitos destes acabaram por descobrir um desporto que gostavam, e quando incentivados e motivados, tornaram-se em ávidos desportistas. Tenho o caso de um colega meu, gordinho, nunca gostou de desporto.. aos 16 anos um grupo de rapazes que normalmente eram mais "perguiçosos e menos jeitosos", começaram a juntar-se a a jogar futebol entre eles. Adquiriram tal gosto pela coisa, que ao fim de uns tempos, já jogavam todos os dias... ele era um deles, começou por aí... depois foi melhorando a sua condição física, fazendo exercício regularmente... aos 18 anos, entrou para a Academia Militar e terminou como 1º do curso (tanto em aptidão física, como intelectual e militar), com um físico invejável... se aos 9 anos perguntassem aos pais dele, se ele alguma vez seria assim... "ná, ele gosta é de livros"

O que é difícil muitas vezes é encontrar a forma de motivar um miúdo... se ele é mais fraco ou menos dextro, é frequente sentir-se diminuído ao jogar com outros (e os miúdos conseguem ser muito crueis entre eles), e isso leva muitas vezes a que queiram desistir, dizendo que não gostam. Será preciso tentar compreender o que se passa, fortalecer a sua autoconfiança ao mesmo tempo que se o ajudamos a compreender as suas limitações de uma maneira positiva, e como gerir a derrota ou a vitória, etc - porque mesmo que não os coloquemos num desporto de competição, esta existe sempre entre eles.

É acima de tudo importante que eles gostem do desporto que fazem, e que não o façam apenas porque lhes faz bem, e porque os pais assim o querem. Acho no entanto fundamental a passagem pela natação, principalmente entre os 5 e os 10 anos, para que possam aprender a nadar como deve ser - e este é dos muitos desportos que pratiquei, aquele que nunca gostei muito... Mas muitos pais, após a passagem pela natação, acabam por pressionar os filhos a lá continuarem, pois "faz bem, é completo, e já lá andas há tanto tempo, gostas tanto..." enfim... e muitos miúdos, mesmo sem gostar muito.. vã-se arrastando por lá.

Os pais devem evitar projectar nos filhos as suas expectativas... não sei como irei lidar com os meus miúdos, pois "secretamemte" gostava que eles praticassem os desportos que eu mais gosto, quanto mais não fosse, para me fazerem companhia... Wink Grin mas o importante é que escolham um que eles gostem.

Mas o que acho mesmo triste, são os pais que pressionam os filhos de modos inconcebíveis para a competição, confundem a motivação com o seu próprio desejo de vitória (ou muitas vezes, complexos de superioridade mal resolvidos...). Hoje em dia, com a dimensão que o futebol atingiu, este é talvez o desporto onde isto mais sucede... é ver as academias de futebol que brotam por todo o lado, com os pais na bancada a berrarem com os filhos (e não por eles). Muitos destes pais, estão dispostos a sacrificar tudo, até a educação do filho, tudo alimentado pelo sonho de que o pequeno venha a ser o próximo Figo, Cristiano ou algo do género...
Registado
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: